Lifestyle

Como criar um hit?

Ah, a música! Seja no carro, no banho, fazendo exercícios, caminhando, estudando, em uma festa, quando estamos felizes, tristes, apaixonados ou com o coração partido, as canções estão presentes. Mas, já parou para pensar como elas são criadas ou de onde vem a inspiração para isso? O Opte+ conversou com um estudante de produção musical e te explica tudo sobre o assunto.

Você chega em casa depois de um longo dia, deita e coloca seus fones de ouvido para relaxar. Escolhe seu hit preferido do momento e nem imagina como ele foi produzido, de onde veio a inspiração do produtor ou quanto tempo levou para ele ser finalizado. O estudante brasileiro de produção musical na Full Sail University, localizada na Flórida, Davi Hemann, de 19 anos, mudou toda sua rotina para dedicar sua vida à profissão de produtor e topou responder algumas perguntas sobre como criar uma música!

Afinal, quais são as etapas no processo de produção?
São 4 etapas. A primeira delas, é a composição e pode ser com ou sem letra; a segunda, é a produção e baseia-se em tirar a música do papel, montá-la no computador e dar vida a ela; depois, acontece a mixagem, ou seja, arrumar o som de cada canal, colocando mais para direita ou esquerda do fone, agudo ou grave, delay, compressão e isso acontece naquelas mesas de som cheias de botões (que parece superconfuso, né?!); e, por fim, é feito a masterização… Sabe quando estamos escutando uma música, mudamos para outra e o volume continua igual? Isso acontece devido a esse processo. Mas, essas etapas não precisam acontecer exatamente nessa ordem!

VEJA MAIS >
PENSA EM MORAR FORA DO BRASIL? CONFIRA DICAS INDISPENSÁVEIS
RELEMBRE A VIDA E CARREIRA DE MICHAEL JACKSON

Os desafios na produção
Para Davi, a parte mais desafiadora é fazer com que as pessoas não fiquem entediadas enquanto escutam a música e prender completamente a atenção de quem está ouvindo. Existem dados do Spotify que apontam que 50% das pessoas mudam de música nos primeiros 30 segundos. Além disso, sua parte preferida na produção é quando tudo se junta e, depois de colocar um instrumento ou uma batida chave, parece perfeito. “Esses momentos que fazem tudo valer a pena, todo o tempo gasto. É muito satisfatório ver a música pronta e dizer que passou por mais uma.”

A inspiração
Seja um som, um livro, uma pessoa com seus jeitos e manias… Qualquer coisa pode se transformar em melodia. Só tem um porém: nunca se sabe quando isso vai acontecer! Imagine só que legal ser uma inspiração para uma canção?!

As pessoas envolvidas no processo
O produtor conta que depende bastante do projeto. Existem produções que envolvem somente uma pessoa (que é seu caso na maioria das vezes, tirando quando envolve vocais gravados em estúdios), e outras que contam com até mesmo de 10 a 15 pessoas para fazer um único single, o que é supernormal no mundo do rap, como o cantor Drake. Seus álbuns contam, até mesmo, com 101 compositores!

LEIA TAMBÉM >
SAIBA TUDO SOBRE O DIA MUNDIAL DO ROCK!
CONFIRA 10 LOOKS INCRÍEIS DA DIVA MADDONA

Mas será que os produtores não merecem mais reconhecimento na mídia?
Você sabia que, muitas vezes, eles não querem entrar no mundo da fama? Um grande exemplo, é o Max Martin, o maior produtor que existe hoje, perdendo somente para John Lennon no quesito de maiores hits lançados. Ele é o responsável pela carreira de Katy Perry, Britney Spears, Maroon 5 e algumas canções da Lady Gaga. “Ninguém sabe o nome dele, ele não tem nenhuma rede social porque não quer reconhecimento, vários produtores são assim”, conta o estudante.
 

O universo da música é bem mais complexo do que imaginamos, não é mesmo? São diversos processos, etapas e obstáculos enfrentados! O que você achou? Conta para a gente nos comentários!

Kisses,
Equipe Opte+

Sem comentários
Post Anterior
16/03/2020
Próximo Post
16/03/2020

Sem comentários

Deixar um comentário