Mundo Fitness

Comunidade Crossfit veio para ficar. Entenda!

EMERSON MARQUES DE MAGALHÃES, HEADCOACH DE CROSSFIT, CONVERSOU COM O OPTE+ SOBRE A MODALIDADE ESPORTIVA QUE OFERECE ALÉM DE UM CORPO SAUDÁVEL A CHANCE DE PERTENCER A UMA COMUNIDADE E FORTALECER AMIZADES.

Quais são os cinco principais benefícios do crossfit?
O crossfit melhora a qualidade de vida, a força e o condicionamento físico geral, além das capacidades físicas adaptativas. Além disso, o crossfit prepara as pessoas para situações diárias e inesperadas, aquelas que vão exigir alguma atividade física além da esperada. Por fim, o crossfit é importante para a resposta neuroendócrina do seu corpo.

O que seria isso?
Treino com alta intensidade faz o corpo desenvolver mais o sistema neural, liberando hormônios, que são comparados até mesmo por quem usa anabolizante.

Quem não pode fazer crossfit?
Todos podem, desde o sedentário, idoso até o atleta de alto nível porque criamos adaptações para todo tipo de restrição ou limitação que a pessoa possa ter.

VEJA MAIS >
Como fazer o Caminho de Santiago de Compostela? Descubra!
Próximo Destino: Aventura

O crossfit surgiu com a proposta de intensificar os treinos físicos, garantindo assim resultados eficazes e rápidos. Houve o boom de academias especialistas no assunto. Quais são os benefícios e os malefícios desse boom?
Primeiro, o crossfit não veio para intensificar os treinos físicos. Ele é intenso para trazer o resultado esperado. Treinamento sem intensidade é treinamento ineficaz. A intensidade é relativa, até mesmo uma caminhada rápida pode ser intensa. Quanto mais se prática o crossfit, mais qualidade de vida e condicionamento as pessoas desenvolvem.

O crossfit veio para ficar?
Com certeza! Quem conhece e realmente experimenta a atividade por um período de seis meses, no mínimo, que é quando o corpo realmente se beneficia com o programa, dificilmente larga a modalidade. Já tive clientes que migraram para musculação, mas acabaram retomando.

Acha que isso ocorre pelo fato dos resultados virem mais rápido?
Sim, mas também acredito que a comunidade é outro fator importante para os alunos voltarem. O treinamento em grupo fortalece amizades, é ótimo para conhecer novas pessoas. E o mais importante, a comunidade fortalece a pessoa a sair de casa e ir malhar, mesmo em situações complicadas.

LEIA TAMBÉM >
Quer praticar yoga em casa? Saiba como!
O melhor roteiro para praticar corrida e mergulho no Brasil

Por que acredita que o acompanhamento de um coach é importante?
Coach é quem ensina, quem corrigi e educa. É ele quem conhece cada aluno e sabe o momento em que pode aumentar um pouco mais a carga ou diminui-la. No Brasil, para ser coach de crossfit, obrigatoriamente precisa ser formado em educação física. Só isso já aumenta em muito a credibilidade, diferentemente de outros países, como os Estados Unidos, nos quais basta ter o certificado CF Trainer Level 1 para ministrar uma turma. No Brasil, as aulas só devem acontecer na presença de um coach.

Qual critério acredita ser a garantia de que o crossfit não é apenas moda do momento?
O meu critério é: crossfit é um treinamento para resultados. Seja para tirar uma pessoa da cama em condições difíceis como para melhorar a capacidade atlética de um atleta de alto nível, todos se beneficiam.

E aí, animou para entrar pra essa turma? Conta pra gente!

Kisses,
Equipe Opte+

 

Sem comentários
Post Anterior
14/11/2018
Próximo Post
14/11/2018

Sem comentários

Deixar um comentário