Lifestyle

2020: o ano para começar a dormir bem!

Se até 2019 você vinha sofrendo com insônia, neste ano novo seu foco deve ser restabelecer a qualidade do sono. Acredite, dormir bem terá um impacto significativo em sua vida. O Opte+ te conta tudo sobre como atingir esse objetivo!

E não pense que você está sozinho neste desafio. Grande parte da população mundial tem dificuldade para dormir. No Brasil, as estimativas são de que cerca de 70 milhões de pessoas tenham insônia.

O problema para dormir é caracterizado de duas formas. Em uma delas, a pessoa demora a “pegar no sono”, fica na cama acordada por muito tempo, esperando o sono chegar. No segundo caso, o indivíduo é capaz de dormir rapidamente, mas acorda no meio da noite e tem dificuldade para entrar novamente em estado de repouso. 

Se você se identifica com essas duas descrições, confira algumas dicas que podem auxiliar a dormir melhor em 2020! 

VEJA MAIS >
POR QUE ALGUMAS PESSOAS TÊM FOME À NOITE?

FRONHA DE SEDA | OS BENEFÍCIOS PARA OS CABELOS E PELE

Entenda como funciona o processo do sono
Nossa vida está organizada de acordo com três modelos de tempo, segundo especialistas ligados a pesquisas sobre o sono. São eles:

-Tempo interno;
-Tempo social;
-Tempo ambiental.

O tempo interno está relacionado ao nosso relógio biológico; o tempo ambiental é determinado pelo ciclo solar (claro e escuro); enquanto o tempo social é aquele definido pelos nossos compromissos, como, por exemplo, o trabalho, família, estudos, entre outras atividades. Cuidar destes três relógios ligados ao sono é essencial para dormir bem.

As mulheres têm mais insônia do que os homens
De acordo com pesquisadores espanhóis, mulheres tendem a ter mais problemas de insônia do que os homens. Outro dado importante é que as mulheres precisam dormir mais do que os homens para terem uma reparação celular completa.

Nas mulheres, este tipo de tensão que afeta o sono pode estar relacionado às cobranças no trabalho e à necessidade de cuidar da família.

A falta de sono prejudica a atenção, aumenta a irritabilidade, afeta o humor, a concentração, altera a produção hormonal, entre outros problemas. Com o tempo, as pessoas tendem a procurar tratamento médico e recorrem a remédios para finalmente dormir.

tratamento funciona bem no começo, porém alguns pacientes desenvolvem tolerância e dependência a certas medicações e, por isso, o acompanhamento médico é indispensável se você pretende usar remédios para dormir. Geralmente, o médico precisa rearranjar as doses durante o tratamento e escolher a medicação com o menor efeito colateral possível para o perfil de cada paciente

LEIA TAMBÉM >
ABAIXE O TOM: CORES SUAVES NO AMBIENTE

O QUE ESPERAR DE 2020? SAIBA COMO ESTABELECER METAS CONCRETAS 

Veja como regularizar seu sono naturalmente e dormir melhor
Certamente, você não quer ficar dependente de um medicamento para conseguir dormir. Por isso, existem algumas medidas simples e extremamente eficientes que fazem parte da chamada “higiene do sono”.

Você pode adotar alguns hábitos saudáveis em 2020, para que seu sono melhore e a insônia deixe de ser um pesadelo na sua vida. Confira algumas dicas:

  • Evite ingerir estimulantes antes de dormir, como cafeína;
  • Evite refeições muito pesadas antes de ir para a cama;
  • Tenha um horário fixo para deitar e levantar da cama;
  • Faça exercícios físicos regularmente, mas evite praticá-los antes de dormir;
  • Não fique conectado aos smartphones, tablets, computadores e TVs até muito tarde;
  • Tente não levar os problemas para a cama, para não ficar estressado.

Se você gosta de tirar um cochilo reparador durante o dia, principalmente após o almoço, não passe de 30 minutos de soneca, caso contrário isso pode prejudicar o seu descanso noturno! Busque uma vida mais leve e saudável, converse com um especialista e tenha como meta alcançar um sono de qualidade nesse novo ano que começa! Além disso, você pode dar uma ajudinha para o seu repouso, investindo em um enxoval confortável. Nas araras virtuais do Opte+,  são vários os produtos para o soninho ideal: travesseiros, lençóis, edredons e muito mais. #FICAADICA

 

Kisses,
Equipe Opte+

Sem comentários
Post Anterior
31/01/2020
Próximo Post
31/01/2020

Sem comentários

Deixar um comentário