Esporte & Lazer

Por que algumas pessoas têm fome a noite?

Você é uma daquelas pessoas que está com fome toda hora? Está sempre pensando em algo para mastigar, seja doce ou salgado? Saiba que você faz parte de um grupo imenso que está sempre com a sensação de estômago vazio, seja por uma questão psicológica ou porque suas refeições principais estão sendo preparadas inadequadamente. Confira com o Opte+ os motivos dessa fome avassaladora. 

Sentir fome toda hora, não é normal – a não ser que você seja uma pessoa que não come ou um atleta de alto rendimento, mas acreditamos que não estamos lidando com estes casos aqui. Se você come e continua com a sensação de fome, é necessário identificar a razão dessa fome desenfreada.

O primeiro passo é descobrir quais erros você está cometendo e que fazem você se sentir com estômago vazio e com vontade de comer mais. Depois, o ideal é incluir na sua dieta alimentos que dão a sensação de saciedade, aqueles que realmente fazem a fome passar de vez!

Você tem fome física ou emocional?
Você acaba de comer, passam-se apenas 10 minutos e sua fome volta. Essa é uma fome real, porque seu corpo precisa ser nutrido? Ou é uma fome psicológica, para aliviar estresse e ansiedade?

Se o estômago estiver cheio, a sua fome é emocional, pois este órgão só emite sinais de fome para o cérebro quando existe espaço sobrando. Logo, identificar a fome emocional e a fome física é o primeiro passo antes de resolver o problema.

A fome física pode ser resolvida com qualquer alimento nutritivo, que garanta energia. Por outro lado, a fome emocional não passa com a alimentação, neste caso é preciso lidar com a questão primária e tratar o estresse, raiva, ansiedade, depressão e outros fatores.

A fome emocional existe porque nossa mente preocupada entende que o ato de comer é uma espécie de entretenimento, é como se, por aquele momento, a preocupação deixasse de existir e nossos pensamentos fossem tomados apenas por algo delicioso.

VEJA MAIS >
O QUE ESPERAR DE 2020. SAIBA COMO ESTABELECER METAS CONCRETAS 

12 REGRAS PARA A VIDA

Não coma no piloto automático!
Quando comemos com pressa, segundo especialistas, nossa alimentação é insuficiente, em geral nutrimos nosso corpo de maneira inadequada e, pouco tempo depois, a sensação de fome chega novamente. O ideal é comer até se sentir saciado, identificar a sensação de saciedade e deixar de sentir fome antes da hora. 

Como é feita a alimentação nutritiva?
De maneira geral, de acordo com nutricionistas, as refeições principais precisam ter carboidratos lentos, gorduras saudáveis e proteínas. No café da manhã, por exemplo, você pode comer pão integral, ovos mexidos e azeite. Se preferir, coma nozes, frutas e queijo, além de uma fatia de pão.

Sentiu fome de novo? Durante a manhã, depois do café, prefira um snack saudável, como castanhas ou uma fruta.

O seu almoço pode ser dividido da seguinte maneira: salada + prato principal. São duas refeições em uma só, justamente para afastar a fome! De sobremesa, prefira uma fruta, pois é saudável e nutritiva.

Mesmo assim, a fome pode aparecer depois do almoço, pois no período da tarde nosso sangue está com baixos índices de triptofano, cujo valor pode ser corrigido com banana ou cacau, por exemplo. Isso significa que um pedacinho de chocolate meio amargo no meio da tarde pode ajudar bastante a saciar sua fome.

LEIA MAIS >
CANELA NA DIETA JÁ! 
SPIRULINA: POR QUE INSERIR EM SUA DIETA?
 

E beber bastante água também é uma maneira de hidratar o corpo e deixar a sensação de fome muito mais distante, já que a própria digestão costuma desidratar o organismo.

Para o jantar, prefira vegetais, carnes magras como frango ou peixe e iogurte desnatado com um pouco de mel e aveia. Você pode complementar com biscoitos ou uma fruta.

Realizando todas as refeições de maneira completa, seu corpo terá o combustível que ele precisa para sobreviver sem fome.E para evitar as compulsões alimentares, a sugestão é lidar melhor e minimizar situações que causam estresse e ansiedade!

Kisses,
Equipe Opte+

Sem comentários
Post Anterior
24/01/2020
Próximo Post
24/01/2020

Sem comentários

Deixar um comentário

Instagram

Unable to communicate with Instagram.

Siga o @optemais no Insta!