Beleza

Retinol já em sua pele!

Cápsulas e cremes de retinol são essenciais para suavizar as rugas e são considerados como um pequeno tesouro, que tem o poder de deixar sua pele mais firme e macia nas regiões do decote, pescoço e rosto. Vem ver com o Opte+ tudo sobre essa substância.

Além de todo o tratamento dermatológico que as mulheres costumam fazer, o retinol e seus componentes adicionais são ótimos para a pele, embora não sejam recomendados para todas as mulheres, já que muitos testes mostraram que o uso do produto apresenta alguns efeitos colaterais. Ou seja, é preciso esclarecer algumas dúvidas e usar o retinol com cautela. 

Os médicos concordam que o ácido retinóico é um dos produtos mais eficientes contra as principais características do envelhecimento, como a pele flácida, as manchas, os poros mais dilatados, as marcas profundas de expressão e, principalmente, as indesejadas rugas do rosto.

VEJA MAIS >
CONHEÇA A VITAMINA C E SEUS INÚMEROS BENEFÍCIOS 
OS CUIDADOS COM A PELE E CABELOS NO VERÃO SÃO MUITO IMPORTANTES! CONHEÇA 

Retinol e ácido retinóico são a mesma coisa?
Segundo médicos especialistas, a poderosa vitamina A em sua plena pureza é o mesmo que o ácido retinóico, sendo que o retinol é o método mais comum de usar o produto.

Todos estes elementos fazem parte da família de retinoides, cujos integrantes são separados e classificados conforme dois critérios: concentração e pureza. Os componentes mais estáveis são os retinaldeídos, ingredientes usados em muitos cremes antienvelhecimento.

O ácido retinóico, considerado a vitamina A mais pura, é prescrito pelo dermatologista em fórmulas para cremes personalizados. Como a concentração é absoluta, o médico precisa explicar o modo de uso do produto corretamente, para prevenir efeitos colaterais.

Quais os benefícios do retinol ou do ácido retinóico?
Quando usado corretamente, o retinol pode fazer verdadeiros “milagres” contra os efeitos do envelhecimento, entre os quais estão os seguintes:

  • Sintetizar o colágeno;
  • Deixar a pele mais firme;
  • Melhorar a hidratação da pele;
  • Reduzir o envelhecimento causado pela exposição à luz;
  • Auxiliar na renovação celular;
  • Combater radicais livres;
  • Estimular a produção de antioxidantes;
  • Entre outros. 

Quem não pode usar retinol?
Em geral, pessoas que usaram retinol e apresentaram efeitos colaterais como irritação na pele, descamação e vermelhidão devem suspender o uso e informar o médico. Por isso, o acompanhamento é fundamental, já que o dermatologista pode alterar a fórmula, modificando a concentração e a pureza de retinol conforme sua sensibilidade.

LEIA TAMBÉM >
VAI VIAJAR DE AVIÃO? DESCUBRA QUAIS CUIDADOS VOCÊ DEVE TER COM SUA PELE DURANTE O VOO
JÁ OUVIU FALAR DO MÉTODO DRY BRUSHING? ELE VIROU FEBRE ENTRE AS BLOGUEIRAS E CELEBRIDADES 

Como usar o retinol para pele?
De acordo com especialistas, o uso do ácido retinóico é feito no período noturno, três vezes por semana durante oito semanas, em doses baixas, passando pouco sobre a pele. Depois, você pode aumentar a frequência de uso para mais de três vezes por semana, mas sem ampliar a quantidade do produto.

Duas informações importantes: por se tratar de um ácido, use sempre à noite e não passe na região de contorno dos olhos. Durante o verão, use sempre um protetor solar com alta concentração de FPS.

A melhor maneira de usar o retinol para pele ou o ácido retinóico é de maneira personalizada. O médico indica qual fórmula é mais adequada para cada paciente e o tratamento vai sendo ajustado conforme os resultados apresentados na pele, já que podem ocorrer interferências de outros fatores, como alimentação, estresse, taxas hormonais e o uso conjunto de outros cosméticos.

Faça um teste antes de usar o retinol
Se, por um acaso, você decidiu usar o retinol antes de uma consulta com um especialista, aplique o produto em uma área mais sensível para verificar se haverá irritação, como no pulso ou atrás da orelha. Espere 24 horas para ver se haverá uma reação adversa antes de passar o produto no rosto.

E você? Já utilizou essa substância? O que achou dos resultados? Conta tudo para a gente nos comentários!

Kisses,
Equipe Opte+

Sem comentários
Post Anterior
14/02/2020
Próximo Post
14/02/2020

Sem comentários

Deixar um comentário