Lifestyle Viagens

Rio, amor do mundo

É possível não amá-lo. Principalmente quem nunca passeou por suas calçadas com o desenho das ondas. Rio é mar em terra. Rio é mar até em seu povo, gente que sabe a importância da leveza, sem contudo se render. São Sebastião do Rio de Janeiro, a cidade brasileira mais amada do mundo, reduto de quem busca sol e alegria.

CONFIRA PASSAGENS PARA O RIO DE JANEIRO!

Visitas ao Rio de Janeiro
Segundo principal destino de turistas internacionais, a capital carioca abraça 20,5% do número total que vem ao Brasil, segundo dados do Governo, referentes a 2017. Nesse ano, desembarcaram em nossas terras 6.588.770 milhões de pessoas, sendo 42 mil a mais do que foi em 2016. Esse número é superior, inclusive, a 2016, que foi um ano atípico, uma vez que a cidade sediou as Olimpíadas.

Os números são satisfatórios não só em quantidade como em qualidade: 88% dos entrevistados disseram ter ficado satisfeitos com a visita à Cidade Maravilhosa. Entre os quesitos avaliados, em primeiro lugar está a hospitalidade dos cariocas (98%); seguido da hospedagem (96,4%); logo depois da gastronomia (95,7%). Qual o segredo desse charme?

É claro, as novelas!
A telenovela brasileira é o produto cultural mais exportado, além do mais consumido. São mais de 40 anos de produções ininterruptas, e entre os mestres da ficção noveleira Manoel Carlos foi um dos maiores. Suas novelas são consideradas realistas e retratam o Rio de Janeiro com um charme único. Alguém duvida?

Hollywood se rende ao Rio
No cinema de Hollywood, o Rio já foi desnudado em filmes de todo o tipo: desde Velozes & Furiosos 5 – Operação Rio, passando pela Saga Crepúsculo. Até clássicos como os do agente secreto mais amado do mundo, James Bond, já foram filmados aqui, como 007 Contra o Foguete da Morte. Por fim, Feitiço do Rio, icônico longa de 1984 que traz a belíssima Demi Moore muito jovem, entre outras belezas da comédia.

Literatura: Rio de Janeiro do passado e do presente
Inspiração da música, do cinema e da literatura, o Rio de Janeiro é pano de fundo de romances imperdíveis. Destacamos dois:

O Cortiço, Aluísio de Azevedo, o profeta
O clássico livro da literatura brasileira anteviu o que é considerado hoje uma favela. As precárias condições de vida anunciadas no romance, publicado em 1890, hoje é realidade de mais de 6% da população do Brasil. No Rio está a mais famosa, a Favela da Rocinha.

O sol na cabeça, os contos de Geovani Martins
Um dos nomes mais aclamados pela crítica, o rapaz nascido em Bangu hoje é um dos nomes do realismo literário contemporâneo. Para amar o Rio de Janeiro como ele é.


Unique Spots nada óbvios do Rio de Janeiro


Favela da Rocinha, para inglês ver!

São mais de 70 mil pessoas na Favela da Rocinha, que hoje também é unique spot. Principalmente no turismo alternativo, hotéis e hostels diversos levam hóspedes no emaranhado de suas ladeiras. Quem aposta no passeio constata a simpatia dos moradores, os projetos sociais e, claro, a vista para a praia de São Conrado, Pedra Bonita e Pedra da Gávea.

Bar da Laje, visita de tirar o fôlego
Prepare-se para uma vista espetacular. Localizado no Morro do Vidigal, o estabelecimento oferece muito mais do que a paisagem: boa comida, boa bebida e, claro, boa música. Fãs de samba e feijoada devem ir aos sábados!

Açude do Camorim
Fica na zona oeste, dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, considerado o maior parque natural urbano do mundo, a área é rejuvenescedora! Programa perfeito para quem quer fugir da badalação. Além do mais, nos arredores é possível apreciar antigo aqueduto e fazendas coloniais, além da Capela de São Gonçalo do Amarante, construída em 1625; a Igreja de Nossa Senhora de Monserrat, de 1776; e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São Boaventura, construída por volta de 1730.

Rio de Janeiro, música para entrar no clima!
É claro, para finalizar, seguem cantores cariocas que tem tudo a ver com a vibe da cidade e que você precisa ouvir. Anote aí Joana Rychter e Tomaz Miranda e Fred Martins.

Ok. Chico também. Boa viagem!

CONFIRA PASSAGENS PARA O RIO DE JANEIRO!

Sem comentários
Post Anterior
01/02/2019
Próximo Post
01/02/2019

Sem comentários

Deixar um comentário