Business Mundo Tech

Mulheres e meninas na ciência

Entre 1901 e 2021, 58 mulheres receberam o Prêmio Nobel, em comparação com 885 homens laureados. O Dia Internacional da Mulher é comemorado em Março e busca trazer maior reconhecimento e celebração ao sexo feminino. Por isso, o Optemais trouxe fatos que marcaram a história e foram feitos por mulheres. Vem ver!

Precursora na pesquisa sobre radioatividade, Marie Sklodowska Curie descobriu dois novos elementos químicos: o rádio e polônio. Mas não para por aí! Curie não foi apenas a primeira mulher a levar o Nobel como também foi a primeira pessoa a recebê-lo duas vezes, sendo o de Física em 1903, e o de Química em 1911. Ah! Sua filha,Irène Joliot-Curie, deu continuidade aos estudos e conquistou um Nobel de Química em 1935. Que genética, hein?!

Grande injustiçada, Rosalind Franklin teve seus estudos sobre hélice da molécula de DNA roubados, e perdeu o Nobel de Medicina para uma dupla de pesquisadores. Em 2010, cartas trocadas entre ambos foram encontradas e comprovaram que a descoberta dos cientistas só ocorreu devido aos estudos de Rosalind. Infelizmente, Franklin morreu em 1958, sem seu devido reconhecimento, vítima de um câncer causado pela exposição aos raios x.

Voltando aos dias atuais, Katalin Karitó, bioquímica húngara, foi a responsável por criar a tecnologia usada nas vacinas contra o COVID-19 da Moderna e Pfizer. A cientista conquistou o recorde de aprovação mais rápida da história de uma vacina, e foi até mesmo cotada para o Nobel de Química pelo seu feito. Incrível!

VEJA MAIS >
TENDÊNCIAS DE MAKE PARA PRIMAVERA/VERÃO 22
A DIFERENÇA DE SKINCARE DIA/NOITE

E por fim, uma curiosidade: você sabia que a primeira pessoa a ser vacinada no Brasil contra o COVID-19 foi uma enfermeira de linha de frente? Mônica Calazans, de 54 anos, foi vencedora do prêmio Notáveis CNN em 2020, e recebeu a Coronavac no dia 17 de janeiro de 2021.

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre essas grandes personalidades femininas? Conta pra gente! Acesse o  Optemais e confira nossa seleção especial do Dia da Mulher e celebre com a gente. Vem!

LEIA TAMBÉM >
O CAIMENTO IDEAL DE CADA PEÇA
MACACÕES PARA O VERÃO

Thanks & Kisses, 

Equipe Opte+

Sem comentários
Post Anterior
04/03/2022
Próximo Post
04/03/2022

Sem comentários

Deixar um comentário

Quem leu também gostou...

Instagram

Unable to communicate with Instagram.

Siga o @optemais no Insta!