Moda

Hoje é dia de Rock, baby!

O Dia Mundial do Rock, 13 de julho, surgiu em 1985, quando Bob Geldof organizou o Live Aid, um show realizado simultaneamente na Inglaterra e nos Estados Unidos, transmitido pela BBC. O show na Filadélfia reuniu nomes como The Cars, Tom Petty, Madonna, Duran Duran, Led Zeppelin e Bob Dylan. Já na Inglaterra, contou com U2, Paul McCartney, The Who e Queen. Na ocasião, Phill Collins, da banda Genesis, que participou dos dois shows, declarou ”Hoje é Dia do Rock Mundial, baby!” 😎 .

Veja mais: 
Copie os looks dos clipes das divas do Pop. Saiba mais!

Como o rock transmite um furacão de emoções e sentimentos, mencionar os melhores clipes é muito particular, mas a equipe Opte+, com a curadoria de Orlando Neto, separou alguns clipes que fizeram diferença tanto no rock quanto na nossa infância. Confira nosso TOP 10:

ELVIS PRESLEY – JAILHOUSE ROCK


O primeiro registro videoclíptico que se tem notícia na história do rock! Criado a partir de fragmentos do filme estrelado por Elvis em 1957, ele preenche todos os requisitos necessários para que seja um videoclipe. O filme, de mesmo nome, foi o terceiro estrelado por Elvis e o “clipe” é a cena mais antológica da película, a famosa dança na prisão, que inclusive foi coreografada pelo próprio Elvis.

THE ANIMALS – HOUSE OF THE RISING SUN


Divisor de águas para os clipes da época, pois foge dos cenários e imagens estáticas e sem emoção. The Animals foram os primeiros a usarem movimentos de câmera trazidos dos filmes e a interagirem por completo com cenário e filmagem. Não tem como deixá-los de fora desta seleção.

QUEEN – BOHEMIAN RHAPSODY


INOVADOR. Bohemian Rhapsody foi o primeiro clipe em que as imagens visuais tinha precedência sobre a canção. Foi com base na sua capa do álbum Queen II, com os quatro membros da banda olhando para as sombras. O Queen fez esse vídeo para a música ir ao ar no Top Of The Pops, um show de música britânica popular, porque a música era demasiadamente complexa para executar ao vivo.

RAUL SEIXAS – MALUCO BELEZA


Um dos grandes nomes da música brasileira, Raul Seixas é venerado até hoje por seus fãs. Frequentemente, é considerado um dos pioneiros do rock no país, chamado de “Pai do Rock Brasileiro”. ‘’Maluco Beleza’’ foi sua obra prima, sendo considerada um hino para o segmento nacional. TOCA RAUL!

AC/DC – YOU SHOOK ME ALL NIGHT LONG


Essa lista não seria a mesma sem um videoclipe de metal. Realizado seis anos após o lançamento da canção no álbum Back in Black, de 1980, ele intercala imagens coloridas da banda australiana em ação no palco com outras em preto e branco. Enquanto isso, Angus Young se prepara para ir ao encontro da top model britânica Corinne Russell. Uma cena que provocou bastante polêmica foi a dela, ao lado de outras garotas, pedalando bicicletas em cima do palco, com possíveis conotações sexuais.

NIRVANA – HEART SHAPED BOX


Clássico do sucesso fulminante Nirvana e de seu principal integrante Kurt Cobain. A produção começa e termina com a banda vendo um senhor recebendo medicações em um hospital. Em seguida, surgem outras referências religiosas, e também à Ku Klux Klan. Há quem garanta haver ali uma homenagem ao filme O Mágico de Oz. Mistério? SIM

PINK FLOYD – ANOTHER BRICK IN THE WALL PT II


Pink Floyd é uma das bandas mais respeitadas e admiradas no mundo do Rock, então SIM, tem que estar nesta lista. “Another Brick in the Wall” é o título de um conjunto de três canções baseadas no mesmo tema, parte da rock ópera do Pink Floyd, “The Wall”, de 1979, subtituladas “Parte I” (Memórias), “Parte II” (Educação) e “Parte III” (Drogas). A “Parte II”(CLIPE) é um protesto contra a educação escolar rígida em geral e internatos em particular, o que levou a música a ser banida na África do Sul.

JANIS JOPLIN – MERCEDES BENZ


“Oh lord, won’t you buy me…“, já sabemos o que vem de seguida, o tal do Mercedes Benz tão desejado na América. Apesar de ter morrido aos 27 anos, Janis Joplin tornou-se uma artista intemporal com uma carreira fértil, a solo e com os psicodélicos Big Brother and the Holding Company. E esta é uma das suas canções mais icônicas.

RAGE AGAINST THE MACHINE – SLEEP NOW IN THE FIRE


Dirigido por Michael Moore, o clipe do RATM provocou a fúria da polícia de NY, que, incomodada com toda a agitação, decidiu também entrar em cena. Resultado: Michael Moore foi ameaçado de prisão, e Zack de La Rocha, Tom Morello, Brad Wilk e Y.tim.K invadiram literalmente o movimentado salão principal da bolsa de Nova York. Rock é protesto, Rock é transgressão e Rage Against The Machine é puro rock’n’roll e mereceu seu lugar aqui!

THE BEATLES – FREE AS BIRD


Nunca John, Paul, George e Ringo poderiam ficar de fora dessa lista. Há quem os considere criadores dos videoclipes, graças aos filmes estrelados por eles e dirigidos por Richard Lester, e por promos como “Penny Lane” e “Strawberry Fields Forever”. Porém, essa produção chama atenção por ter sido realizada para divulgar uma canção, até então, inédita lançada no projeto Anthology, utilizando centenas de referências à história dos Beatles

O rock marcou gerações e traz sempre uma nostalgia consigo, pois o movimento, além de barulho, é uma forma de expressão, e isso deixa marcas significativas na nossa sociedade.

E aí, curtiram? Quais clipes vocês adicionariam para essa lista? Fala aí!

Abraços
Equipe Opte+

Sem comentários
Post Anterior
13/07/2018
Próximo Post
13/07/2018

Sem comentários

Deixar um comentário

Instagram

Unable to communicate with Instagram.

Siga o @optemais no Insta!