Moda

O que é e a importância do cronograma capilar

Quem aí nunca escutou falar sobre cronograma capilar? A nova tendência do mundo da beleza se tornou febre entre celebs e blogueiras e, acabou conquistando o coração de cabeleireiros e dermatologistas. Você não sabe o que é ou quer saber como ele é feito? Vem cá, que a gente te conta!

O que é

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que alterna entre três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa proporciona uma solução determinada para cabelos danificados por fatores como incidência de raios solares, cloro de piscinas, uso excessivo de chapinha ou secador, procedimentos químicos, descoloração e, muitos outros.

Quem pode fazer?

É indicado para todos os tipos de cabelo, seja liso, cacheado ou em fase de transição, uma vez que todos os fios podem ser danificados. Ao intercalar os tratamentos, dentro de um período sugerido de quatro semanas, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar totalmente a saúde capilar. Além disso, se você acabou de realizar um procedimento químico, também é recomendado a realização do cronograma capilar a partir da primeira lavagem.

VEJA MAIS >
OS PERFUMES FEMININOS PERFEITOS PARA VOCÊ!
AS VANTAGENS EM BEBER ÁGUA TODOS OS DIAS

Quais são as etapas?

Hidratação
Um dos tratamentos capilares mais conhecidos! Sempre que pensamos em cuidar dos fios, essa é a primeira opção que vem à mente. E não é à toa: esse procedimento é responsável por repor água e nutrientes essenciais que são perdidos diariamente. Dessa forma, manter uma rotina de hidratação livrará os fios do ressecamento, garantindo cabelos mais saudáveis e macios.

Nutrição
É o procedimento responsável por repor lipídios aos fios. Mas o que é isso? Basicamente, são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, com a função de proporcionar uma camada protetora ao cabelo, deixando-o macio, flexível, brilhante e com as cutículas alinhadas. Assim, fazer a nutrição capilar é a melhor forma de garantir que os fios se mantenham hidratados, protegidos, bonitos e saudáveis.

Reconstrução
Ao sentir os cabelos quebradiços, finos e porosos devido, principalmente, às ações químicas, o melhor caminho para a restauração da fibra capilar é a reconstrução. Ela age na reposição de proteína aos fios, especialmente, a queratina. Por ser a etapa mais potente e forte do cronograma capilar, a reconstrução deve ser feita com base na necessidade do cabelo, ou seja, somente fios extremamente danificados e elásticos, que precisam recuperar toda a massa capilar perdida, devem passar pela reconstrução capilar semanalmente. Do contrário, a cada 15 dias é o período ideal.

LEIA TAMBÉM >
BELEZA EM CASA: 5 ITENS QUE VOCÊ PRECISA TER
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA PARA UMA SKINCARE PERFEITA

Como eu monto meu cronograma?

Montamos aqui três cronogramas para você seguir de acordo com o que seus fios precisam::

Cabelos sem química
1ª semana: Hidratação – Nutrição – Hidratação
2ª semana: Nutrição – Hidratação – Reconstrução
3ª semana: Hidratação- Nutrição – Hidratação
4ª semana: Nutrição – Hidratação – Nutrição

Cabelos descoloridos e danificados
1ª semana: Hidratação – Nutrição – Reconstrução
2ª semana: Nutrição – Hidratação – Nutrição
3ª semana: Hidratação- Reconstrução – Hidratação
4ª semana: Nutrição – Hidratação – Nutrição

Cabelos quebradiços e fracos
1ª semana: Hidratação – Nutrição – Hidratação
2ª semana: Nutrição – Hidratação – Reconstrução
3ª semana: Hidratação- Nutrição – Hidratação
4ª semana: Nutrição – Hidratação – Reconstrução

Dica de Produto

Kit Truss de Reconstrução Capilar

Este kit da Truss contém os três tratamentos que você precisa por somente R$ 182,70. É uma marca ótima e que vai te ajudar a recuperar seus lindos fios com a maior rapidez!

Curtiu as dicas? Então, corra para o site do Opte+ e aproveite ofertas imperdíveis especialmente para você!

Kisses
Equipe Opte+

Sem comentários
Post Anterior
15/12/2020
Próximo Post
15/12/2020

Sem comentários

Deixar um comentário

Quem leu também gostou...

Instagram

Unable to communicate with Instagram.

Siga o @optemais no Insta!