Moda

LENTE DE CONTATO DENTAL: A GENTE TE CONTA TUDO!

Renata Castellano Braga, especialista em periodontia, conversou com o Opte+ sobre as novidades estéticas e os cuidados essenciais que devemos ter com nossos dentes. Confira a entrevista e, de quebra, tire suas dúvidas.

Lente de contato para dentes? Que novidade é essa?
Elas são pequenas camadas e extremamente finas, por isso o nome lente de contato. Elas são feitas de dissilicato de lítio e são encaixadas nos dentes dos pacientes, por isso podem mudar totalmente a anatomia do sorriso, fechando espaços sem desgaste dental e de forma não evasiva.

Quando são implantadas nos dentes, eles não sofrem nenhum desgaste?
Então, o desgaste sofrido é mínimo, cerca de 0,5 mm, o que não prejudica a anatomia dos dentes.

Por que esse procedimento está sendo um dos mais escolhidos entre os famosos?
Por ser pouco invasivo e, ao mesmo tempo, conseguir mudar completamente o sorriso, o formato e até mesmo a cor dos dentes.

Como realizar esse procedimento?
Em duas consultas é possível aplicar as lentes de contato. Na primeira, realizamos o preparo dos dentes. Desgastamos o esmalte dental em aproximadamente 0,5mm. Depois fazemos os moldes ou escaneamos os preparos para enviar ao laboratório, que por sua vez vai confeccionar as lentes. Na segunda consulta, cimentamos as lentes de contato nos dentes.

LEIA MAIS >
Descubra aqui o protetor solar perfeito para o seu tipo de pele
TOP 10: Os lançamentos de beleza que você precisa conhecer

Procedimentos estéticos podem prevenir problemas bucais?
Pensando nas lentes de contato, elas são exclusivamente estéticas. Não previnem nenhum problema bucal, mas aumentam muito a autoestima dos pacientes. Uma vez que os pacientes conquistam o sorriso que sempre desejaram, acaba sendo importante para a saúde emocional.

Procedimentos estéticos podem vir a ser prejudicais para a saúde bucal? Por exemplo, o clareamento?
Clareamento, se feito corretamente, com a supervisão de um dentista, não causa nenhum tipo de problema bucal. Entretanto, há muitos sites que vendem clareamento de forma ilegal. Esses agentes clareadores constam numa porcentagem muito maior do que a indicada, e isso pode causar sensibilidade irreversível aos dentes. Em alguns casos, causam inflamações graves nas gengivas dos pacientes.

Por quê?
Pela dosagem errada. Nós, dentistas, é que sabemos a porcentagem correta. Há agentes clareadores com porcentagem de 30%. Esse tipo deve ser aplicado somente no consultório odontológico, pelo dentista, porque a gengiva deve estar isolada para não entrar em contato com o produto.

É verdade que clareamento pode causar câncer?
Não há artigos científicos que comprovam que o clareamento causa câncer. Contudo, clareamento feito de maneira indevida, sem acompanhamento do dentista, pode causar sensibilidade extrema no dente, levando até à necrose pulpar.

Qual tratamento estético considera delicado?
Alguns dentistas estão aplicando botox e preenchimento. Creio que o botox para fins estéticos é algo bem delicado, uma vez que é difícil prever o resultado e atingir a expectativa do paciente. Particularmente, indico apenas o botox terapêutico, que auxilia no tratamento da disfunção temperomandibular, a DTM.

VEJA TAMBÉM >
Os Mitos e Verdades sobre cabelos oleosos
Sobrancelha: Fina, Arqueada ou Grossa. Qual é a sua?

A gengivoplastia é um procedimento que reduz parte da gengiva. Quem já fez pode sofrer futuramente com retração da gengiva? Como evitar?
A gengivoplastia é um procedimento indicado para quem tem excesso de gengiva. Quando bem indicada, não causa nenhum tipo de retração gengival no futuro. Entretanto, para evitar a retração é necessário utilizar escovas ultra macias e não escovar com muita força.

O que causa a retração da gengiva?
Quando exageramos na força durante a escovação ou utilizamos escovas duras. Problemas de má oclusão, bruxismo e apertamento dental também podem causar. Para tratar bruxismo e apertamento dental é preciso realizar uma placa de mordida em resina acrílica. Já os problemas de má oclusão devem ser tratados pelo especialista em ortodontia.

Confira nossa seleção de produtos que vão ajudar na sua higiene bucal!

Cabelos Molhados Cabelo Molhado Cabelo Molhado Cabelo Molhado
Curaprox Black is White Kit Creme Colgate Luminous White Hydrosonic CHS100 Curaprox Interdentais Cores Sortidas Curaprox

Kisses,
Equipe Opte+

Sem comentários
Post Anterior
18/10/2018
Próximo Post
18/10/2018

Sem comentários

Deixar um comentário

Instagram

Unable to communicate with Instagram.

Siga o @optemais no Insta!