Lifestyle

Promessas de Ano Novo: Saem ou não saem?

Fim de ano, todo mundo se empolga e faz as famosas listas de promessas. Há quem leve à risca e depois de 365 dias tem o que comemorar. Entretanto, a grande maioria se perde no caminho, deixa de lado os desejos e acaba acumulando frustrações. É possível entender esse processo? O Opte+ conversou com a psicóloga Patrícia Souza. Descubra agora!

O que muda de fato nessas viradas? Marcações no tempo são importantes para o psicológico?
São. E isso é ancestral. Essas datas são datas de renovação. Porque o ser humano precisa renovar as esperanças. Tudo cansa, não? A esperança é importante para a saúde mental.

O que muda?
O fato de criarmos novos propósitos renova a energia mental, além de ajudar a conseguir nova sobrecarga para o novo ano. Sabemos, claro, que nada muda do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. Embora não mude cronologicamente, muda emocional e psiquicamente.

Por isso as listas de promessas também são importantes?
Sim, renovar as promessas de melhorias, de objetivos. Nesse sentido, entramos em um dos campos da neuropsicologia, que é o foco. Quando falamos em criar novos propósitos, falamos de foco, falamos do sistema de ativação reticular, o SAR, que é o sistema responsável por criar novas metas, criar foco. Isso tudo é comprovado cientificamente.

Por que a empolgação do ano novo dura tão pouco?
Porque as pessoas não costumam trabalhar o foco, que está relacionado às prioridades. Uma coisa é desejo e intenção, outra é foco. Ou seja, nessas datas, criam-se muitos desejos e muitas intenções, mas pouco foco. Ou quando se cria foco, é foco sem prioridade. Se não existe prioridade para que o foco se instale, acabamos não dando continuidade às promessas.

Como define o foco?
Como uma capacidade de estar inteiro, de estar em atenção plena, mindfulness.

VEJA MAIS >
O QUE É MINDFULNESS?
PROFISSÕES DO FUTURO

Pode nos dar uma dica de como estabelecer uma lista de prioridades?
Isso é algo bastante individual, mas o que pode ajudar é pensar por âmbitos: quais são as prioridades de âmbito profissional? E quais são as de âmbito pessoal? E familiar? E financeiro?

Quando promessas são acompanhadas de planejamento, fica mais fácil conseguir alcançar os objetivos, certo?
Planejamento e disciplina. Não basta só planejamento. É preciso estabelecer horários, datas. Quanto mais específico, mais fácil de colocar em ação. Logo, mais fácil de alcançar. A ordem seria: o quê, como, quando, quais recursos são necessários e, por fim, onde vou realizar.

Mais alguma outra dica?
Uma dica bem importante é criar um inventário – mental, que seja – mas, de preferência, por escrito, para anotações no fim do dia. O que fez para se aproximar da meta e o que não fez e daí precisa fazer no dia seguinte.

VEJA MAIS >
O QUE É WELLNESS?
AS MELHORES CIDADES PARA VISITAR EM 2019

A equipe Opte+ deseja que você comece um novo ciclo com energias renovadas, sorte e sentimentos positivos. Que em 2019 você se permita mais. Feliz Ano Novo!

Sem comentários
Post Anterior
31/12/2018
Próximo Post
31/12/2018

Sem comentários

Deixar um comentário