Pra Casa

Dia da telefonista: a evolução da comunicação

Em 1876, Alexandre Graham Bell criou um meio de comunicação surpreendente para a época: o telefone. Este permitia que as distâncias fossem encurtadas e que, mesmo de longe, fosse possível resolver problemas pessoais e profissionais de maneira rápida, apenas discando para a central telefônica. Neste Dia da Telefonista, o Optemais veio te contar um pouco mais sobre a evolução dessa forma de nos comunicarmos.

A princípio, os telefones eram artigos extremamente luxuosos, portanto, o serviço era contratado apenas pela elite e funcionava por assinatura. O cliente ligava para a central, onde era atendido por uma telefonista, responsável por intermediar a ligação e passar para o local desejado. Essas profissionais eram moças jovens, simpáticas e de voz doce, a fim de agradar o ouvido do assinante. Os atendimentos eram realmente personalizados.

A série “Las Chicas del Cable“, da Netflix, mostra a realidade de trabalho dessas moças, em 1928. Protagonizada por quatro mulheres de diferentes origens sociais, relata também o preconceito do mercado de trabalho em relação às mulheres e, do outro lado, a luta destas para se tornarem economicamente ativas, independentes e livres. O seriado nos faz refletir sobre os direitos conquistados pelas mulheres de forma crítica e divertida, rodeado por um drama delicioso.

VEJA MAIS >
O ESTILO VINTAGE NA ATUALIDADE
OS LOOKS FABULOSOS DE “EMILY EM PARIS”

Foi em meados de 1980, que essa profissão perdeu a notoriedade, quando o avanço da tecnologia permitiu que ligações diretas fossem realizadas, tirando a necessidade da função de uma telefonista. Hoje em dia, esse cargo foi substituído por recepcionistas ou auxiliares de serviços administrativos. Seguindo a evolução, em 1973, foi criado o primeiro celular, permitindo ligações feitas de qualquer lugar. O telefone fixo é usado até os dias atuais, mas por conta do desaquecimento do mercado de pré-pagos e o aumento das funções dos smartphones, temos observado sua lenta extinção.

Os celulares são, atualmente, os principais responsáveis pela substituição dos telefones, dado a facilidade que oferecem e a multiplicidade de coisas que podemos fazer com apenas um aparelho. Contudo, não podemos deixar de reconhecer a importância de todos os processos que esse meio de comunicação sofreu para tornar-se o que é hoje. Muito menos às jovens mulheres que permitiram, durante muitos anos, a comunicação entre pessoas distantes.

Nós, do Optemais, desejamos um Feliz Dia da Telefonista a todos! Aproveite e confira a seleção de smartphones do nosso site e escolha já o seu para conectar-se com o mundo.

LEIA TAMBÉM >
ERA DIGITAL: O PROFISSIONAL DO FUTURO
RAINHA VICTÓRIA E A HISTÓRIA DOS CASAMENTOS

Thanks and Kisses,


Equipe Opte+

Sem comentários
Post Anterior
29/06/2021
Próximo Post
29/06/2021

Sem comentários

Deixar um comentário

Instagram

Unable to communicate with Instagram.

Siga o @optemais no Insta!