Neste mês, o Optemais fará, semanalmente, seleções especiais inspiradas nas personalidades femininas que mudaram o mundo com seus legados. Esta semana, falaremos sobre Pía León, a chef número um do mundo! Quer saber melhor? Então, vem com a gente!
Aos 21 anos, Pía Leon teve que batalhar muito para conquistar sua vaga no Central, restaurante que consolidou o Peru na alta gastronomia. Na época, o chef Virgilio Martínez tinha seus receios por conta de Pía ser muito jovem, e acreditava que ela não levaria o trabalho a sério. Foram muitos dias ligando e insistindo para que então uma chance fosse dada.
O trabalho e o pessoal acabaram por se misturar, e em 2009, o seu chefe se tornou namorado, e, em 2013, seu marido. Trabalhar com Virgilio ampliou a visão gastronômica de Pía, com a valorização de ingredientes locais e também filosofia de trabalho. Mas, a persistência e talento da chef também mudaram a vida de Virgilio e seu restaurante. Foram seis anos comandando a equipe, e graças a isto, o Central se encontrou na posição de melhor restaurante da América Latina por três anos consecutivos.
Não demorou para que as conquistas chamassem a atenção do mundo e tornasse Lima um destino gastronômico global. O Central começou a participar de expedições em regiões afastadas do Peru com antropólogos, biólogos e geógrafos, em busca de achados culinários. Aos poucos, as descobertas foram inseridas em um menu embasado no país, em que cada prato representa um ecossistema diferente. Incrível, né?
VEJA MAIS >
MÊS DA MULHER – COCO CHANEL
A ARTE DE COZINHAR
Pía abriu o Kjolle, seu restaurante e projeto solo, pois sentia a necessidade de se mostrar mais. Em 15 meses, o local entrou na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, em 21º lugar. Atualmente, se encontra em 18º. Um talento e tanto!
E aí, curtiu? Pía León é um exemplo de mulher persistente e cheia de vontade, né? Aproveite este mês especial e acesse o Optemais e confira nosso acervo para arrasar na cozinha. Aproveite!
LEIA TAMBÉM >
MÊS DA MULHER – MARGARET HAMILTON
DÉCOR (ECLIPSE)
Thanks & Kisses,
Sem comentários