Casa

Pão nosso de cada dia

Os feitores de pão, alimento milenar consumido por grande parte da população, têm sua comemoração no mesmo dia de sua padroeira Santa Isabel, de Portugal, que recebeu o título pois, para conter a fome da época, resolveu distribuir pães para os pobres. As primeiras versões foram feitas há mais de 12 mil anos, na Mesopotâmia.

Segundo a história, os hebreus foram os responsáveis pela divulgação da massa fermentada. E, no Egito Antigo, os salários dos trabalhadores eram pagos com pão e cântaros de cerveja. Antes dos fornos, eram assados embaixo de cinzas ou sob pedras quentes. Atualmente, cerca de 40 milhões de pessoas frequentam padarias diariamente. Então, o Opte+ separou uma receita incrível para você saborear com a sua família no conforto do seu lar.

Se preferir poupar-se da bagunça, uma máquina de pão pode te ajudar. Além de sovar e assar pães, ela realiza outras receitas como bolos e geléias. Se preferir fazer à mão, uma batedeira auxilia na hora da sova.

Papel e caneta na mão? Vamos lá!

VEJA MAIS >
MÃO NA MASSA: AS RECEITAS MAIS FAMOSAS DA QUARENTENA
RAINHA VICTÓRIA E A HISTÓRIA DOS CASAMENTOS

Para 1 pão de 500 gramas você vai precisar de:
– 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
– 1 xícara de chá de água;
– 1 sachê de fermento biológico seco;
– 1 colher de sopa de açúcar;
– 1 colher de chá de sal;

Modo de preparo:
– Despeje a farinha, o fermento, o sal e o açúcar em uma tigela e misture;
– Faça um buraco no meio dos secos e adicione a água aos poucos. Misture primeiro com uma colher e, em seguida, use as mãos;
– Quando os ingredientes estiverem bem incorporados, coloque a massa em uma bancada enfarinhada e sove com as palmas das mãos por cerca de 10 minutos. Adicione farinha somente quando necessário, pois quanto menos farinha for usada, mais macio ficará o pão;
– Molde uma bola, cubra a massa com um pano e deixe-a descansar por cerca de 1 hora ou até dobrar de tamanho. Deixá-la em local sem corrente de ar como dentro de um microondas ou forno, por exemplo, pode agilizar o processo;
– Coloque um pouco de farinha na bancada e despeje a massa. Modele-a na forma e deixe repousar por mais 30 minutos. Pré-aqueça o forno em temperatura máxima;
– Após o segundo descanso, faça um corte raso no pão de uma ponta a outra. Abra o forno rapidamente, borrife um pouco de água e asse o pão por cerca de 20 a 30 minutos. No final do tempo, a temperatura pode ser reduzida.

LEIA TAMBÉM >
ALIMENTAÇÃO: ALIADA PARA SAÚDE FÍSICA E MENTAL
QUAL VINHO TOMAR COM CADA TIPO DE PRATO

Optedica: Ao tirar o pão do forno, deixe-o resfriar em uma grade. Dessa forma, você garante uma crosta crocantíssima e um miolo extremamente macio.

E o pão está pronto! Qual a sua receita caseira favorita? Consulte o acervo de cozinha do Opte+ e garanta os melhores aparelhos para a criatividade rolar solta na culinária. Aproveite!

Thanks and Kisses,


Equipe Opte+

Sem comentários
Post Anterior
08/07/2021
Próximo Post
08/07/2021

Sem comentários

Deixar um comentário

Instagram

Unable to communicate with Instagram.

Siga o @optemais no Insta!