Os feitores de pão, alimento milenar consumido por grande parte da população, têm sua comemoração no mesmo dia de sua padroeira Santa Isabel, de Portugal, que recebeu o título pois, para conter a fome da época, resolveu distribuir pães para os pobres. As primeiras versões foram feitas há mais de 12 mil anos, na Mesopotâmia.
Segundo a história, os hebreus foram os responsáveis pela divulgação da massa fermentada. E, no Egito Antigo, os salários dos trabalhadores eram pagos com pão e cântaros de cerveja. Antes dos fornos, eram assados embaixo de cinzas ou sob pedras quentes. Atualmente, cerca de 40 milhões de pessoas frequentam padarias diariamente. Então, o Opte+ separou uma receita incrível para você saborear com a sua família no conforto do seu lar.
Se preferir poupar-se da bagunça, uma máquina de pão pode te ajudar. Além de sovar e assar pães, ela realiza outras receitas como bolos e geléias. Se preferir fazer à mão, uma batedeira auxilia na hora da sova.
Papel e caneta na mão? Vamos lá!
VEJA MAIS >
MÃO NA MASSA: AS RECEITAS MAIS FAMOSAS DA QUARENTENA
RAINHA VICTÓRIA E A HISTÓRIA DOS CASAMENTOS
Para 1 pão de 500 gramas você vai precisar de:
– 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
– 1 xícara de chá de água;
– 1 sachê de fermento biológico seco;
– 1 colher de sopa de açúcar;
– 1 colher de chá de sal;
Modo de preparo:
– Despeje a farinha, o fermento, o sal e o açúcar em uma tigela e misture;
– Faça um buraco no meio dos secos e adicione a água aos poucos. Misture primeiro com uma colher e, em seguida, use as mãos;
– Quando os ingredientes estiverem bem incorporados, coloque a massa em uma bancada enfarinhada e sove com as palmas das mãos por cerca de 10 minutos. Adicione farinha somente quando necessário, pois quanto menos farinha for usada, mais macio ficará o pão;
– Molde uma bola, cubra a massa com um pano e deixe-a descansar por cerca de 1 hora ou até dobrar de tamanho. Deixá-la em local sem corrente de ar como dentro de um microondas ou forno, por exemplo, pode agilizar o processo;
– Coloque um pouco de farinha na bancada e despeje a massa. Modele-a na forma e deixe repousar por mais 30 minutos. Pré-aqueça o forno em temperatura máxima;
– Após o segundo descanso, faça um corte raso no pão de uma ponta a outra. Abra o forno rapidamente, borrife um pouco de água e asse o pão por cerca de 20 a 30 minutos. No final do tempo, a temperatura pode ser reduzida.
LEIA TAMBÉM >
ALIMENTAÇÃO: ALIADA PARA SAÚDE FÍSICA E MENTAL
QUAL VINHO TOMAR COM CADA TIPO DE PRATO
Optedica: Ao tirar o pão do forno, deixe-o resfriar em uma grade. Dessa forma, você garante uma crosta crocantíssima e um miolo extremamente macio.
E o pão está pronto! Qual a sua receita caseira favorita? Consulte o acervo de cozinha do Opte+ e garanta os melhores aparelhos para a criatividade rolar solta na culinária. Aproveite!
Thanks and Kisses,
Sem comentários