Casa Moda

Maio: o mês das noivas

Sabemos que o mês de maio é marcado pelos casamentos, embora os meses de novembro e dezembro, no Brasil, também sejam extremamente concorridos para esses eventos. Sendo assim, nós do Optemais, resolvemos fazer um especial sobre os significados, tendências e aspectos sobre essa tradição festiva tão clássica e encantadora que celebra os bons encontros, o amor e a união.

A princípio, o casamento surgiu como um contrato jurídico regido sob normas religiosas, que tinha como função a procriação, a transmissão de terras e a perpetuação da linhagem sanguínea. Os casamentos eram arranjados e, muitas vezes, serviam para apaziguar situações de famílias inimigas, pois a partir dele, as duas rivais se tornariam uma só. As posses também eram de extrema importância para o arranjo, visto que esta era uma forma de fazer bons negócios, ampliando propriedades.

Com o passar dos anos, a função de estabilização social, somente, não foi suficiente para que duas pessoas pudessem se unir. O casamento passou a ser também por amor, onde o noivo podia cortejar a mulher e pedir a sua mão, oferecendo um dote a família. Então, essas celebrações deixaram de ser pequenas e íntimas, e tomaram grandes proporções: festas enormes, com diversos convidados e banquetes colossais. As noivas passaram a se importar em como se vestir e qual penteado usar.

VEJA MAIS >
O ESTILO VINTAGE NA ATUALIDADE
ANIVERSÁRIO NA PANDEMIA: O QUE FAZER PARA COMEMORAR?

Historicamente, o banho não era um costume na Europa, visto que eram tomados apenas em algumas épocas do ano – entre elas, a primavera – ou seja, maio. Assim deu-se a tradição de maio, como mês das noivas. Mas, para os casamentos que não aconteciam nessa época, era necessário algo que perfumasse e trouxesse um aroma agradável para aquela ocasião tão especial, daí surge a função prática do buquê. As flores e ervas que compunham o buquê, também possuíam o cargo de espantar a inveja e os maus espíritos que rondassem a noiva.

Hoje em dia, os casamentos acontecem das mais variadas formas, valorizando a liberdade, a expressão e a diversidade, visto que as práticas tradicionais possuem em seus significados recortes que excluem parte da população. Então, apesar da beleza e elegância do casamento clássico, é extremamente importante saber quais atos matrimoniais fazem sentido para você, pois na era de autonomia em que vivemos hoje, quando decidimos casar, pretendemos celebrar nada além do que o amor.

E aí? Você sabia da história do casamento? Gostou das tradições? Não esqueça de deixar o seu comentário e acompanhar os próximos posts para saber mais sobre o assunto!

LEIA TAMBÉM >
ERA DIGITAL: O PROFISSIONAL DO FUTURO
ALIMENTAÇÃO: ALIADA PARA SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

Thanks and Kisses,


Equipe Opte+

Sem comentários
Post Anterior
04/05/2021
Próximo Post
04/05/2021

Sem comentários

Deixar um comentário

Instagram

Unable to communicate with Instagram.

Siga o @optemais no Insta!