Mundo Tech Pra Casa

Planejamento financeiro: administrando seu money

Principalmente, em tempos de crise, é extremamente importante saber como administrar nosso dinheiro da melhor forma possível. Porém, muitas vezes, questões sobre economia podem parecer complexas e complicadas. Então, nós do Optemais, resolvemos dar dicas fáceis e práticas de como gerenciar suas finanças.

Para começar, é necessário fazer um planejamento e estabelecer quantias, sabendo quanto entra e quanto sai no mês. Anotar os gastos permite analisá-los no mês seguinte e observar quais podem ser diminuídos, revistos ou até mesmo, cortados. Uma dica simples é dividir os gastos em categorias, como por exemplo: essenciais, como água, luz, aluguel, condomínio; pessoais, como assinaturas, conta de telefone, academia, valores que podem ser revistos e pensados se valem a pena ou não; saúde, pois é importante ter uma reserva para medicamentos e/ou gastos médicos; lazer, para planos futuros como viagens ou compras com valores mais altos; e investimentos, quantias reservadas para emergências e aposentadoria.

Outro ponto chave é, no dia do pagamento, dedicar um tempo razoável para organizar os gastos das próximas semanas. Se esse assunto não for o seu preferido, experimente fazê-lo junto a um momento agradável, como durante um skincare. Conversar com amigos sobre o tema, pode torná-lo mais descomplicado e divertido. Afinal, saber controlar nossas finanças também é um ato de autocuidado.

VEJA MAIS >
ERA DIGITAL: O PROFISSIONAL DO FUTURO
O QUE FAZER PARA DESCANSAR A MENTE?

Depois de organizar os gastos e destinar todo o dinheiro que entra na sua conta, é hora de entender a diferença entre “querer” e “precisar“. Pois, diversas vezes compramos algo em um momento inoportuno por achar que precisamos daquilo, mas que na verdade não se fará útil naquela hora. Vale a pena pensar nos descontos oferecidos para pagamentos a vista e, caso sejam convenientes, se compensa esperar juntar o dinheiro para adquiri-lo. Pagar no crédito pode oferecer benefícios como cashback ou acúmulo de pontos que poderão ser trocados por outros produtos no futuro. Então, é apropriado colocar na balança e analisar qual forma de pagamento é a mais vantajosa. Mas lembre-se: compre com o cartão de crédito apenas se não for se endividar.

Há uma infinidade de modelos de planilhas para a gestão de finanças na internet. Mas, caso o Excel não seja o seu forte, não fique de fora dessa! Encontre a maneira mais adequada de separar e listar os seus gastos, mesmo que seja no papel e caneta. É importante saber o que melhor funciona para que seja possível realizar um planejamento financeiro de fato, que vai além de apenas guardar o dinheiro. Definir metas e saber quais são os gastos é a chave para um bom uso do que ganhamos.

No Optemais, você encontra os melhores produtos com preços incríveis. Além da facilidade de pagamento, podendo parcelar suas compras sem juros e o melhor: ganhando cashback. Viu? Sempre pensamos em você. Confira nosso site!

E aí, gostou das nossas dicas? Como você planeja os seus gastos e administra o seu dinheiro? Não esqueça de deixar o seu comentário!

LEIA TAMBÉM >
ALIMENTAÇÃO: ALIADA PARA SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL
ANIVERSÁRIO NA PANDEMIA: O QUE FAZER PARA COMEMORAR?

Thanks and Kisses,


Equipe Opte+

Sem comentários
Post Anterior
11/05/2021
Próximo Post
11/05/2021

Sem comentários

Deixar um comentário

Instagram

Unable to communicate with Instagram.

Siga o @optemais no Insta!