Em 3 de junho, comemora-se o Dia Mundial das Bicicletas. Portanto, ocorrem diversas iniciativas a respeito de direitos dos ciclistas, exposições sobre os benefícios advindos da prática de pedalar, incentivos a mobilidade sustentável, entre outros. Deste modo, nós, do Optemais, vamos te contar um pouco mais sobre esse meio de transporte que além de proporcionar saúde e lazer, também é um estilo de vida.
A primeira bicicleta surgiu na Alemanha, em 1817. Karl von Drais, seu fundador, tinha como objetivo criar um meio de transporte mais barato e fácil de manter do que os cavalos que eram utilizados na época. O objeto recebeu o nome de velocípede, era todo de madeira e não possuía pedais, funcionava apenas com o impulso dos pés. Com a grande adesão das pessoas quanto a invenção, logo, houve a necessidade de modernizá-la. Em 1839, ganhou pedais; e, em 1870, surgiu o primeiro modelo totalmente feito em metal.
Os modelos antigos extremamente variados chegavam a atingir cerca de 40 quilômetros por hora. Com o passar do tempo, começaram aparecer as competições esportivas. No dia 20 de abril de 1829, em Munique, ocorreu a primeira disputa entre bicicletas, conhecida na história. Foram 26 competidores percorrendo um circuito de cinco quilômetros. No Brasil, a primeira praça com velódromo foi construída em São Paulo, por volta de 1895, na região da Consolação, onde atualmente localiza-se a Praça Roosevelt. Com a popularização das bikes, o tempo trouxe mais leveza e sofisticação para seus designs.
VEJA MAIS >
ALIMENTAÇÃO: ALIADA PARA SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL
O QUE FAZER PARA DESCANSAR A MENTE?
Atualmente, cidades ao redor do mundo possuem sistemas públicos de aluguéis de bicicletas, além de trens que possibilitam transportá-las. Utilizar as bikes como meio de transporte é extremamente econômico, não gera gastos exuberantes com combustíveis e nem manutenções e aquisição do transporte. Ademais, é uma excelente forma de fugir dos engarrafamentos estressantes das grandes cidades ao mesmo tempo em que se trabalha e beneficia o corpo.
Em relação a saúde, a prática de pedalar traz inúmeras vantagens: acelera o metabolismo, resultando em emagrecimento; aumenta a força muscular e resistência física; diminui o colesterol, controla e previne diabetes e a pressão arterial; elimina toxinas, consequentemente melhorando a pele; e libera endorfina e serotonina, – sendo uma ótima aliada para o bem estar e para o combate da depressão, ansiedade e estresse. Por fim, essa prática não possui restrições, podendo ser exercida por todos.
Então, seu momento é agora! Que tal, investir em saúde e lifestyle? Confira o acervo de bicicletas disponíveis no Optemais, clicando aqui. Aproveite!
E aí, Gostou de saber mais sobre as bicicletas? Não esqueça de deixar o seu comentário!
LEIA TAMBÉM >
UNIVERSO PLANT BASED: MAKES VEGETAIS
RAINHA VICTÓRIA E A HISTÓRIA DOS CASAMENTOS
Thanks and Kisses,
Sem comentários